São Paulo, quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Componentes nacionais serão maioria, diz Lula

DA REPORTAGEM LOCAL

O governo federal quer que "os componentes nacionais sejam maioria" em toda o processo de exploração do pré-sal, afirmou em São Paulo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Isso inclui "dezenas de plataformas, centenas de sondas, tubulações quilométricas, infraestrutura de apoio, complexo petroquímico, refinaria, navios, pesquisa e monitoramento ambiental de ponta", disse.
O presidente anuncia na próxima segunda-feira o marco regulatório do pré-sal.
"É por isso que estamos criando salvaguardas para que a riqueza do pré-sal funcione como uma poderosa alavanca de uma inédita revolução industrial na história econômica do nosso país", afirmou Lula.
Uma declaração do presidente sobre a futura regulação chegou a provocar confusão. Em um evento, ele disse que 71% dos recursos do pré-sal serão destinados a um fundo que o governo planeja criar para investir o dinheiro. A notícia virou manchete de todos os sites, e Lula se corrigiu.
"Houve uma má compreensão, ou, talvez, uma má colocação minha. Não é que o governo vai ficar com 71% do petróleo do pré-sal. O que eu quis dizer é que, de todo o pré-sal, 29% dele já foi leiloado. Portanto, o que vai entrar na nova regulamentação são apenas 71%.", disse.
(PDL)


Texto Anterior: Apresentação terá 3.000 convidados
Próximo Texto: PMDB cobra apoio de Lula à aprovação de nova CPMF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.