São Paulo, quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO EXTERIOR

Brasil quer usar real nas trocas com a Rússia

DA REUTERS, EM MOSCOU
DA FOLHA ONLINE

O Brasil está interessado em realizar o comércio bilateral com a Rússia em moedas locais (real e rublo, respectivamente), disse ontem o assessor do presidente do banco central russo, Alexander Potemkin.
A Rússia já discute realizar o comércio bilateral em moedas nacionais com a China e com a Índia -os quatro países compõem o bloco conhecido como Bric (sigla formada pela iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China). Além disso, a Rússia estuda substituir o dólar no comércio com outros países, como Turquia e Vietnã.
"Houve uma iniciativa dentro dos Brics. Esses países pretendem criar as condições para o pagamento direto do comércio em moedas nacionais. O Brasil já expressou esse interesse", disse Potemkin.
Ele estimou que as transações em yuan e rublos já representem cerca de 2% do comércio da Rússia com a China.
No último dia 18, o embaixador russo na UE (União Europeia), Vladimir Chizhov, disse esperar que as conversas para que o país passe a integrar a OMC (Organização Mundial do Comércio), que já se arrastam há 16 anos, "transcorram rapidamente e sejam concluídas em breve".
A entrada na OMC abriria mercados para a Rússia e tornaria o mercado local mais acessível a outros países da organização.


Texto Anterior: Europa quer avançar acordo com Mercosul
Próximo Texto: Fraude fiscal: Governo suíço passa dados de correntistas do UBS aos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.