UOL


São Paulo, quinta-feira, 27 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lucro cai e Endesa freia negócios na América Latina

DA FOLHA ONLINE

A Endesa, maior empresa de energia da Espanha, divulgou ontem uma queda de 14,1% em seu lucro líquido de 2002, principalmente por causa das provisões de 1,17 bilhão de euros (US$ 1,25 bilhão) para cobrir depreciação de ativos e riscos futuros na América Latina.
As provisões tiraram do lucro líquido 802 milhões de euros, reduzindo-o para 1,27 bilhão de euros. Sem elas, o lucro teria subido 40%, para 2,07 bilhões de euros, comparado com 1,48 bilhão de euros em 2001.
O lucro operacional na América Latina caiu 10,9%, para 1,27 bilhão de euros, o que a empresa classificou de "razoável" considerando as turbulências econômicas.
A Endesa afirmou ontem que reduzirá seus investimentos na América Latina, em uma tentativa de fortalecer sua filial Enersis no momento em que a subsidiária renegocia sua dívida.
A companhia disse que seus investimentos latino-americanos cairão em 2003 para 614 milhões de euros, contra 800 milhões de euros no ano passado.
No Brasil, a Endesa tem participações na Coelce (Companhia Energética do Ceará), Cerj (Companhia de Eletricidade do Rio e Janeiro) e nas Centrais Elétricas Cachoeira Dourada, em Goiás.


Texto Anterior: Recall da privatização: Ministra admite reestatizar a Eletropaulo
Próximo Texto: Anatel quer novos serviços de operadoras
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.