São Paulo, quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

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Siderúrgica produz mais, mas exporta menos aço

Venda ao exterior cai 30% com maior demanda interna

DA REPORTAGEM LOCAL

A produção de aço no Brasil apresentou expansão de quase 10% em janeiro, na comparação com o mesmo período do de 2006. As vendas ao mercado interno, no entanto, cresceram ainda mais e forçaram as siderúrgicas a reduzir exportações.
A produção de aço bruto no país, no mês passado, chegou a 2,97 milhões de toneladas, ante 2,7 milhões de toneladas de janeiro de 2006, segundo o Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS). A produção de laminados foi de 2,2 milhões de toneladas, o que representou alta de 11,4% sobre janeiro de 2007.
De acordo com o IBS, as vendas internas totais de laminados alcançaram 1,8 milhão de toneladas. O volume é 26,7% superior ao de janeiro de 2006.
A alta foi puxada pelos setores automotivo, de construção civil e de bens de capital.
Em janeiro, as vendas de automóveis aumentaram 40% em relação ao mesmo mês do ano passado. Já a indústria de bens de capital viu sua produção subir 19,5% no mesmo período, segundo a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).
A estratégia de diminuir as vendas ao mercado internacional foi adotada no ano passado. De janeiro a dezembro de 2007, as exportações do setor encolheram em 2 milhões de toneladas, em razão da alta demanda do mercado interno.
No início deste ano, a estratégia se repetiu. Segundo o IBS, para assegurar o adequado atendimento do mercado interno, as empresas siderúrgicas tiveram de limitar suas exportações em 554 mil toneladas, 30% menos do que as de janeiro de 2007.
Mesmo com a alta na demanda, o IBS negou, em nota publicada na segunda-feira, que haverá problemas no suprimento de aço para o mercado interno. O Inda (Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço) levantou essa hipótese, caso o consumo suba por volta de 15% em 2008. Segundo o IBS, no entanto, as empresas do setor têm capacidade para atender os consumidores brasileiros e ainda conseguem exportar 30% de sua produção.


Com agências


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