São Paulo, sábado, 27 de junho de 2009

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Brasil deve encerrar festival com 32 prêmios

DA ENVIADA ESPECIAL A CANNES

O Brasil deve encerrar o 36º Festival Internacional de Publicidade de Cannes com 32 Leões. Apesar de no ano passado o país ter conseguido 41 prêmios, o resultado obtido em 2009 não é ruim. Agências e anunciantes brasileiros inscreveram neste ano 40% menos peças do que em 2008. A premiação, porém, caiu 22%.
Em 2008, o país conquistou apenas um Leão de ouro. Neste ano, a expectativa é que sejam sete de ouro, 11 de prata e 16 de bronze.
Os dados finais serão divulgados hoje, com a revelação dos vencedores das categorias filmes e Titanium, a área das novas ideias.
Segundo informações extraoficiais, o Brasil teria conquistado três Leões em filmes, sendo um ouro para o comercial "Cachorro-Peixe", feito pela AlmapBBDO para o SpaceFox da Volkswagen.
Em Titanium, mais uma vez o Brasil não teve nenhum classificado. Os EUA criaram 14 das 23 finalistas da categoria. Entre elas, a campanha política que levou Barack Obama à Presidência do país. Essa é a franca favorita a levar o prêmio máximo.
A agência brasileira mais premiada neste ano foi a DM9DDB, com nove Leões no total. "Cannes tem o lado da competição, que é muito importante, mas tem também o lado do aprendizado", afirma Sérgio Valente, presidente da DM9. "É o que fazemos aqui", diz.


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