São Paulo, sexta-feira, 27 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alencar quer que país pague juros internacionais

DA SUCURSAL DO RIO

O vice-presidente José Alencar voltou ontem a atacar os juros ao participar da abertura do 6º Congresso Nacional de Agribusiness, no Rio.
"Precisamos condenar esse regime de juros. O Brasil é um país que tem transferido como nunca renda da produção e do trabalho para o sistema financeiro. Isso não foi uma coisa criada pelo nosso governo, mas não podemos permitir que um segmento desses se beneficie em detrimento da própria produção", afirmou Alencar.
O vice disse que o Brasil tem a mais alta taxa de juros real de uma lista de 30 países citados pela consultoria Global Invest. "Se pegarmos essa lista de países, veremos que, em vários deles, a taxa real é negativa."
Ele defendeu que cada brasileiro reaja contra os juros. "O juro que é pago no cartão de crédito ou nas prestações de uma senhora que compra uma geladeira é um absurdo. Temos que denunciar isso à nação para que cada um possa reagir, o que significa não pagar isso."
O vice-presidente disse que não está defendendo que o país deixe de pagar juros devidos. "Queremos pagar juros de mercado internacional, e não esses que pagamos."


Texto Anterior: Taxas futuras sobem em resposta ao tom pessimista da ata do Copom
Próximo Texto: Opinião econômica - Luiz Carlos Mendonça de Barros: Os riscos do crescimento econômico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.