São Paulo, quinta-feira, 27 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIRJAN

Empresário teria pago resgate

Gouvêa Vieira é acusado de usar dinheiro do Sesi


GUILHERME BARROS
EDITOR DO PAINEL S.A.

O TCU (Tribunal de Contas da União) apura denúncia anônima de uso de dinheiro do Sesi (Serviço Social da Indústria) pelo presidente da Firjan (Federação das Indústrias do Rio), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, para pagamento do resgate do sequestro do seu filho, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira Filho, em 1995.
A informação foi confirmada à Folha pelo ministro Lincoln Magalhães da Rocha, relator do processo no TCU. Ele não deu mais detalhes sobre a denúncia. Segundo ele, tanto a denúncia como o processo estão sob sigilo. O número do processo é 003.522/2001-7 e chegou às mãos do ministro em 10 de agosto, apesar de a denúncia ter dado entrada no TCU em 25 de abril. Até chegar ao relator, o processo passa por várias instâncias no TCU.
Apesar de sigiloso, a Folha apurou que é um processo extenso que acusa Gouvêa Vieira tanto de ter usado R$ 2 milhões do Sesi para pagar o resgate do filho quanto de pagar as despesas com a segurança dele próprio e de sua família depois do sequestro.
Através de sua assessoria de imprensa, Gouvêa Vieira nega as acusações. Ele diz que tem conhecimento das denúncias e supõe que elas sejam fruto da mudança no estatuto da Firjan promovida por ele para permitir sua reeleição para o terceiro mandato.
Segundo ele, a mudança desagradou a um pequeno grupo. "Tudo o que fosse capaz de atingir a honra de Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira seria objeto do interesse dessas pessoas, por mais leviano e inacreditável", informou a assessoria de imprensa da Firjan. "A posição da Casa é que a única coisa a lamentar é que quem protocolou a denúncia seja tão covarde. Se não fosse, seria processado e responsabilizado criminalmente", afirma. Segundo a assessoria de imprensa, "a Firjan reafirma sua confiança e seu respeito pelo TCU, que aprovou até hoje todas as contas das administrações do atual presidente".


Texto Anterior: Veículos: Crise deve atingir setor de autopeças
Próximo Texto: Contas públicas: Economia para pagar juros já supera meta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.