São Paulo, quarta-feira, 28 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Senado, BC responde a crítica de Soros

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Afonso Bevilaqua, disse que a política econômica não deve ser "mais ousada ou menos ousada, mas responsável".
Bevilaqua respondia a uma provocação feita pelo senador César Borges (PFL-BA), que lembrou os comentários do megainvestidor George Soros no Fórum Econômico Mundial na semana passada. Soros disse que a política econômica brasileira estava sendo muito conservadora.
O diretor não respondeu, porém, quando o senador lembrou que o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, anunciou nesta semana uma redução de até quatro pontos percentuais na taxa básica de juros até o final do ano.
O BC, por meio do Comitê de Política Monetária, decide se os juros vão cair ou não. Na última reunião, ocorrida na semana passada, o comitê decidiu manter a taxa atual de 16,5% ao ano, o que surpreendeu a maioria do mercado financeiro, que esperava queda de meio ponto percentual.
Bevilaqua preferiu relacionar vários dados indicativos de aumento do crescimento econômico. E lembrou que o mercado futuro está apontando para uma taxa de juros real de 8% a 9,5% para o final deste ano. Para o diretor, a retomada do emprego depende de uma atividade econômica estável. "A ousadia às vezes tem um preço alto", comentou.

Autonomia
Mais tarde, durante o debate na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Bevilaqua aproveitou uma referência à autonomia do BC para defender uma maior independência da instituição.
O secretário de Política Econômica, Marcos Lisboa, disse, porém, que a discussão sobre a gestão do Banco Central tem cerca de 20 anos e ainda não existe uma fórmula ideal no mundo.
Embora haja uma defesa pública por parte do governo da autonomia do BC, não existe dentro do Planalto consenso acerca do assunto.


Texto Anterior: Alencar pede a queda dos juros, mais uma vez
Próximo Texto: No ar: Varig e TAM têm prazo para decidir sobre fusão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.