São Paulo, quarta-feira, 28 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO AR

Cade cobra definição de aéreas

Varig e TAM têm prazo para decidir sobre fusão

DA FOLHA ON LINE

As companhias aéreas Varig e TAM terão até o próximo dia 10 de fevereiro para informarem ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) se pretendem ou não realizar a operação de fusão, proposta no início de 2003.
O prazo foi acertado com os advogados das duas empresas, segundo o conselheiro Thompson Andrade, relator do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para o processo de união entre ambas.
O órgão aprovou o compartilhamento de vôos entre as companhias aéreas, no início do ano passado, para dar sobrevida às companhias até que a fusão entre ambas ocorresse. No entanto, o acordo operacional -o chamado "code share" acabou "se perenizando", segundo Andrade.
"Não deixaremos que o processo de fusão continue como uma novela interminável sem saber o roteiro", disse o conselheiro.
Questionado se o Cade não poderia optar por suspender o acordo, o conselheiro afirmou que há algumas indicações de que as empresas estão atuando para materializar a operação.
"Seria tomar uma decisão sem estar fundamentado no que está acontecendo no mercado de transporte aéreo", afirmou.
Ele considera que uma mudança no acordo não poderá ser feita de maneira abrupta, o que poderia prejudicar o serviço prestado ao consumidor.
O Cade já trabalha com a possibilidade de as empresas optarem pela manutenção do compartilhamento de vôos, e elabora -em conjunto com outros órgãos do sistema de defesa da concorrência- um estudo sobre as condições para a continuidade do "code share" ser permitida.
A data limite que Thompson divulgou para um posicionamento das duas empresas é exatamente o dia de uma reunião que o conselheiro relator da fusão terá com o recém-empossado presidente da TAM, Marco Antonio Bologna.


Colaborou a Reportagem Local


Texto Anterior: No Senado, BC responde a crítica de Soros
Próximo Texto: Elétricas: Lei vai definir que Eletrobrás fica estatal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.