UOL


São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na primeira alta com Lula, TJLP sobe para 12%

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo Lula aumentou ontem a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) de 11% para 12% ao ano na primeira revisão da taxa neste ano. É o maior percentual da TJLP desde dezembro de 1999, quando a taxa estava em 12,5% ao ano.
A decisão foi tomada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), que não divulgou quanto da alta é devida ao risco Brasil (prêmio pago na compra de títulos brasileiros) e quanto foi causado pela inflação.
O diretor de Normas do Banco Central, Sérgio Darcy, limitou-se a dizer que "12% é uma taxa de mercado razoável". Em dezembro do ano passado, quando o país já estava sob uma transição de governo, o CMN parou de divulgar informações sobre os fatores de aumento ou queda da TJLP.
Darcy lembrou que existe uma meta de inflação de longo prazo, que é de 4%. Mas o BC já anunciou uma meta ajustada para este ano, que é de 8,5%, e informou ontem que ela poderá ser elevada para 9,5%.
O CMN também aumentou os preços mínimos para a compra de trigo, aveia, cevada, canola, triticale e sementes em 40,35%. Para Estados que não são do Sul (principalmente São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso), o preço mínimo do trigo foi corrigido em 50% para incentivar o plantio.


Texto Anterior: Crédito: Bancos elevam juros pelo 5º mês seguido
Próximo Texto: Receita ortodoxa: BC estuda ampliar meta ajustada de inflação para 9,5%
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.