São Paulo, sábado, 28 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

Airbus anuncia demissão de ao menos 6.000 na Europa

DA FOLHA ONLINE

A Airbus anunciou que pelo menos 2.300 pessoas serão demitidas na fábrica da empresa em Toulouse (sudoeste da França) e outras 2.317 na unidade de Hamburgo, na Alemanha. Os números foram divulgados pela direção do grupo ontem.
Segundo as fontes, haverá mais 1.095 demissões em Filton (Grã-Bretanha) e 334 em Getafe (Espanha).
No final de fevereiro, a empresa anunciou que daria início a um plano de reestruturação, chamado "Power 8", com o objetivo de cortar 10 mil vagas em toda a Europa nos próximos quatro anos.
A previsão é a de que nesse período a Airbus acabará com 4.300 postos na França, 3.700 na Alemanha, outros 400 na Espanha e 1.600 na Grã-Bretanha.
Com essas medidas a Airbus segue sua concorrente americana Boeing, que fez uma reestruturação parecida há quatro anos para amenizar perdas e racionalizar sua produção.
O plano da Airbus já provocou inúmeros protestos das fábricas do grupo em toda a Europa. Em 2006, a empresa sofreu a primeira perda de sua história, ao fechar o ano com um resultado negativo de mais de 572 milhões de euros (US$ 743 milhões), devido aos custos do projeto do avião gigante A380.


Texto Anterior: Sem troca: BNDES não muda modo de atuar com Coutinho, afirma ministro
Próximo Texto: Justiça: Brasil extraditará empresário coreano condenado por suborno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.