São Paulo, sábado, 28 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMBUSTÍVEL

ES deve se tornar 2º maior produtor de petróleo e gás

CÍNTIA ACAYABA
DA AGÊNCIA FOLHA

A partir deste ano, o Espírito Santo vai se tornar o segundo maior produtor de petróleo e de gás do país, atrás do Rio de Janeiro. O cálculo leva em conta a produção somada dos dois combustíveis.
Até o ano passado, o Amazonas era o segundo maior Estado produtor de petróleo e de gás. O Espírito Santo, que já é o segundo maior produtor de petróleo do Brasil, vai aumentar em 138% sua produção do combustível até o final de 2007.
Também se tornará o maior fornecedor nacional de gás do país em 2010, com produção de 20 milhões de metros cúbicos por dia.
A estimativa é da Petrobras e da Onip (Organização Nacional da Indústria do Petróleo). Em 2005, o Estado produzia, em média, 34 mil barris de petróleo por dia. Em 2006, saltou para 63 mil e deve chegar a 150 mil barris de petróleo diários neste ano, em média. A Bacia de Campos (RJ), maior produtora de petróleo do país, produz 1,4 milhão de barris/dia.
Segundo Márcio Bezerra, gerente-geral de Exploração e Produção da Petrobras no Espírito Santo, o aumento está associado à entrada do FPSO (sistema flutuante de produção e armazenamento) Vitória no campo de Golfinho (ES) e ao aumento de 25 mil barris por dia na produção da plataforma P-34.
A produção de gás capixaba deve subir de 1,5 milhão de metros cúbicos por dia, em 2005, para 20 milhões em 2010, por causa da instalação de plataformas previstas no Plangás, da Petrobras, destinado a antecipar a produção de gás nas bacias de Santos e do Espírito Santo.


Texto Anterior: Vale planeja 3 térmicas para consumo próprio de energia
Próximo Texto: EUA crescem a ritmo mais lento desde 2003
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.