São Paulo, sábado, 28 de abril de 2007

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TAM prepara parceria em vôos e milhas com a TAP

Após fim de aliança com a Varig, empresa aérea portuguesa retoma acordos no país

Para a brasileira, que também tem parcerias com Air France e American Airlines, compartilhamento amplia mercado na Europa


Fernando Moraes - 23.ago.05/Folha Imagem
Maria Cláudia Amaro, eleita presidente do conselho da TAM


MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Parceira histórica da Varig, a portuguesa TAP assinou ontem um memorando de entendimentos com a TAM para compartilhar vôos e interligar programas de fidelidade das duas empresas até julho próximo.
Em uma primeira fase, a brasileira venderá lugares em vôos da TAP para as cidades portuguesas de Lisboa, Porto, Faro e Funchal. A TAP, que em julho terá 60 vôos semanais para o Brasil, incluindo um direto ligando Lisboa e Brasília, comercializará passagens para cidades atendidas pela TAM no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além de rotas da empresa brasileira para a América do Sul.
Para a TAM, o acordo é uma forma de aproveitar Portugal como porta de entrada para a Europa -a idéia é oferecer vôos também para outros países europeus, a partir de Lisboa, em uma próxima etapa.
Já a TAP, que foi parceira da Varig por 40 anos, retorna à posição que tinha até 2006, de ampla distribuição de vôos no Brasil (o compartilhamento será ampliado para outras regiões do país). A portuguesa pertence à aliança operacional global Star Alliance, da qual a Varig fazia parte e saiu no ano passado.
Juntas, as duas companhias devem transportar 10 mil passageiros a mais por ano, e suas relações comerciais chegarão a US$ 8 milhões anuais.
As empresas aéreas também interligarão seus programas de milhagem. Os passageiros poderão usar sua pontuação para emitir bilhetes em trechos em que ambas compartilhem vôos e também acumulam milhas.
Com o acordo, a TAM tem agora três acordos bilaterais firmados com companhias aéreas de alianças diferentes: a TAP é da Star Alliance, a Air France, da SkyTeam, e a American Airlines da OneWorld.
O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, disse que, apesar de a empresa estudar a entrada em uma aliança operacional, o foco é fazer acordos bilaterais. Ele confirmou que a TAM negocia acordo com a alemã Lufthansa, que tem papel de liderança da Star Alliance.
Para analistas, no futuro a TAM deve começar a ser pressionada pelas alianças para entrar em uma delas. A avaliação é que a tendência é fechar com a Star. "A TAM terá que se decidir, ainda mais agora que se espera a Varig de novo forte nos internacionais", diz o consultor Paulo Bittencourt Sampaio.
Hoje a TAM voa na Europa para Londres, Paris e Milão. Em uma disputa com a Varig, quer autorização para operar mais frequências para esses destinos e também para começar a voar para Frankfurt.
"Em breve a Gol deve aumentar a concorrência nos vôos internacionais, através da Varig, e quanto mais abrangente e integrada estiver a rota da TAM melhor ela vai encarar a competição", diz Caio Dias, analista do Santander.
A Gol também firmou recentemente um acordo operacional. Desde o último dia 1º de abril, a Aerolineas Argentinas fechou acordo com ela para vender em seu sistema trechos que a brasileira voa no Brasil.


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