São Paulo, quinta, 28 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREÇOS

Produtores de leite fazem manifestação

da Sucursal de Brasília

Os produtores de leite fizeram ontem uma manifestação em Brasília para pressionar o governo a adotar medidas de estímulo à produção. Eles ordenharam duas vacas no gramado em frente ao Congresso em protesto contra os baixos preços do mercado.
Eles entregaram ao presidente Fernando Henrique Cardoso um documento que aponta todos os problemas dos pecuaristas e sugere medidas para fortalecer o setor.
No início do ano, atendendo o lobby dos produtores, o governo aumentou a alíquota de importação do leite e de alguns derivados de 27% para 33% e ampliou o prazo de pagamento das importações em 30 dias.
O CMN (Conselho Monetário Nacional) aprovou financiamento para indústrias e beneficiadores adquirirem leite do produtor nacional e fazer estocagem do produto. O leite foi também incluído na lista dos produtos que exigem autorização de mais de um órgão federal para ser importado.
O presidente da Comissão Nacional de Leite da Confederação Nacional da Indústria, Paulo Bernardes, disse que a principal reivindicação dos produtores é uma proteção contra o leite subsidiado importado da União Européia.
FHC mudou sua agenda ontem e recebeu cerca de 300 produtores no Palácio do Planalto. Ele disse que o governo conhece os problemas do setor, mas que as medidas serão adotadas de acordo com a conjuntura econômica.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.