São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro lado

Empresa nega irregularidades em importação; distribuidora não comenta

DA REPORTAGEM LOCAL

A Cotia Trading nega que tenha importado mercadorias de forma irregular para a Disac, distribuidora de produtos para home theater, ou para qualquer outra empresa com quem atua desde 1976, quando foi criada. Informa que trouxe as mercadorias para o país, pagou-as com recursos próprios e recolheu os impostos para revender os equipamentos nacionalizados à revendedora Disac.
Afirma ainda que não houve nenhuma tentativa de esconder "o real adquirente" das mercadorias, como cita auto de infração da Receita, nem de "montar qualquer esquema de interposição fraudulenta".
Fiscais autuaram a trading porque acreditam que a operação feita na importação foi "por conta e ordem de terceiros" -ou seja, a trading importou para a Disac, que deveria recolher IPI. Mas o nome da Disac não aparecia nos documentos, o que a isentou do pagamento de tributo. A Folha apurou que o nome da Disac aparecia nas caixas dos produtos que estavam sendo importados.
A Receita determinou perda da carga importada e a suspensão do CNPJ da Cotia. Após essa decisão, a Cotia recorreu à Justiça Federal e conseguiu liberar a carga. Como a Justiça anulou, em primeira instância, a decisão da Receita, a empresa entende que não há nenhuma base legal para que o CNPJ da Cotia continue suspenso.
Procurada há dois dias, a Disac não comentou o caso. Anteontem, funcionários informaram que o proprietário estava viajando. O celular dele não foi fornecido nem o de seus advogados. Ontem, a Disac foi procurada novamente (por e-mail e telefone), mas não se pronunciou. (CR e FF)

Texto Anterior: Receita Federal suspende Cotia Trading
Próximo Texto: Ramez Tebet: A crise das agências reguladoras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.