São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casa Branca vê acordo difícil na reunião da OMC

DA REDAÇÃO

Susan Schwab, chefe do USTr (espécie de Ministério do Comércio Exterior dos EUA), disse ontem que a falta de acordo na reunião que acontece a partir de amanhã em Genebra não significa o fracasso da Rodada Doha.
"Faremos um acordo assim que possível, em vez de decidir que, se não conseguirmos neste final de semana, não vai acontecer", afirmou. "Não vamos nos apressar para chegar a um acordo só para respeitar prazos."
As negociações da Rodada Doha de liberalização do comércio, que acontecem no âmbito da OMC (Organização Mundial do Comércio), estão estagnadas devido à falta de acordo entre países em desenvolvimento, de um lado, e União Européia e EUA, de outro, com relação a tarifas e acesso a mercados para bens agrícolas.
Congressistas norte-americanos disseram ontem que preferem que não haja acordo a fechar um acordo ruim. O presidente do Comitê Agrícola da Câmara dos EUA, Bob Goodlatte, disse que o Congresso não apoiará concessões maiores que as já propostas pelos americanos.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Novo secretário do Tesouro dos EUA quer mais rigor com China
Próximo Texto: BB obtém R$ 2 bi com a venda de ações
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.