São Paulo, sábado, 28 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meirelles diz invejar PIB de emergentes

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Ao ser indagado ontem se tem inveja dos altos índices de crescimento dos emergentes, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, respondeu "certamente". Mas, em visita a Belo Horizonte, ressaltou que o país está no rumo certo.
Meirelles comentou de encontro em Cingapura, no mês passado, com presidentes dos bancos centrais de países da América Latina e da Ásia:
"Discutimos com bastante profundidade essas questões todas, analisando China, Índia, Malásia, Cingapura, Coréia, países que têm taxas de crescimento elevado. Tem uma conclusão importante: nenhum desses países está crescendo porque tem inflação alta. Inflação na meta é condição fundamental. A partir daí, existe uma série de outras coisas", afirmou Meirelles.
Sobre as "outras coisas", o presidente do BC usou a China para dizer que a taxa de poupança nacional chinesa supera os 40% e que o investimento em educação com proporção do PIB é "o maior da história da humanidade".
"Isso mostra que temos um longo caminho a percorrer", concluiu o presidente do Banco Central.


Texto Anterior: Mantega agora promete corte de gastos
Próximo Texto: "Política monetária será mais flexível", afirma o ministro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.