São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para executivo, banco reforçará compromisso

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Epicentro da crise global, o sistema financeiro deve reforçar os compromissos com os aspectos ambientais e sociais na cessão de crédito bancário, assumidos no conjunto de diretrizes chamado "Princípios do Equador".
Essa é a opinião de Marcelo Battisti, responsável pela gerência de crédito e avaliação de risco socioambiental do Itaú BBA.
O executivo também é o "chairman" (presidente) do comitê diretivo dos "Princípios do Equador".
"Existe um certo consenso de que um dos principais fatores explicativos da crise foi um relativo relaxamento de muitas instituições financeiras em sua gestão de risco, associado a um foco excessivo na busca de retorno a curto prazo", diz Battisti.
Segundo ele, "como conseqüência da crise, não apenas as instituições financeiras como também as grandes empresas de diversos setores estão cada vez mais focadas no aprimoramento de suas práticas e compromissos de gestão de riscos".
O gerente do Itaú BBA diz que "instituições que aderem aos "Princípios do Equador" estão mais capacitadas a avaliar, a mitigar e a monitorar o risco reputacional e de crédito associado ao financiamento de projetos de desenvolvimento". Em razão disso, diz o executivo, "esses compromissos foram fortalecidos pela crise".
Battisti aponta como exemplo dessa tendência a recente adesão do grupo francês BNPParibas às diretrizes dos "Princípios do Equador".


Texto Anterior: Sociais & Cia.: Terceiro setor deve sofrer forte impacto com a crise
Próximo Texto: Europa: Com recessão iminente, BCE sinaliza novo corte de juros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.