São Paulo, terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japão está "provavelmente" em recessão, diz Goldman Sachs

DA REDAÇÃO

Não são apenas os Estados Unidos que estão enfrentando uma crise econômica. A segunda maior economia mundial, o Japão, provavelmente já está em recessão, de acordo com o Goldman Sachs.
"A recessão não é produto da esperada recessão nos Estados Unidos, provocada pelos problemas no empréstimo "subprime" [de alto risco], mas pela queda brusca no consumo interno", afirmou, em nota, Tetsufumi Yamakawa, economista-chefe do Goldman Sachs no Japão. A desaceleração no consumo doméstico torna o país mais dependente das exportações, em um momento em que a crise americana parece estar se espalhando pela Ásia, onde está concentrada metade das vendas japonesas.
A previsão do banco de investimento ajudou a derrubar as Bolsas asiáticas ontem. Tóquio caiu 3,97%, Hong Kong, 4,25%, e Coréia do Sul, 3,85%. A Bolsa de Xangai retrocedeu 7,19%.
Depois de longo período de estagnação, o Japão vem passando por seu período mais duradouro de crescimento desde a Segunda Guerra (1939-1945). São quase 70 meses consecutivos consecutivos de expansão -mas em um ritmo modesto.


Texto Anterior: Venda de casas novas nos EUA recua 26%, pior queda da história
Próximo Texto: Real e moedas de países da Oceania atraem investidores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.