São Paulo, sexta, 29 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente vai estudar proposta de sindicalistas

da Sucursal de Brasília

O presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso pediu que a equipe econômica estude a proposta de redução de impostos no setor automobilístico para que os empregos sejam mantidos.
"O presidente falou que vê com simpatia a idéia porque ela poderá dar uma contribuição para a manutenção dos empregos", disse o porta-voz da Presidência, Sergio Amaral.
FHC esteve reunido ontem com os presidentes dos sindicatos dos metalúrgicos de São Paulo, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, e do ABC paulista, Luiz Marinho.
Os sindicalistas apresentaram na ocasião números que justificam a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos automóveis, mas que resultam em aumento de arrecadação.
No estudo que foi exposto a FHC, os sindicalistas argumentam que a redução da alíquota média do IPI de 19,8%, em 1992, para 10,5%, em 1993, provocou um aumento de receita de US$ 150 milhões para US$ 199 milhões no período.
Pela proposta que foi apresentada, o IPI teria uma redução de cinco pontos percentuais, válida para os carros de mil cilindradas, e de dez pontos percentuais, válida para os carros médios e de luxo. Essa redução valeria por três meses e, após o término do prazo, poderia ainda ser renovada por mais três meses. Participou ainda da reunião entre FHC e os sindicalistas o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Pedro Parente.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.