São Paulo, terça-feira, 29 de maio de 2007

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"LG foi infantil", diz presidente da Philips

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Philips no Brasil, Paulo Zottolo, classificou como "infantil" a decisão da concorrente LG Eletronics de suspender as operações na Zona Franca de Manaus.
"Em vez de parar e negociar com o governo do Amazonas, a empresa simplesmente diz "não quero mais brincar" e suspende suas operações? É uma atitude, no mínimo, infantil de uma empresa", diz. "Quando nos sentimos prejudicados, nossa atitude foi procurar o governo [Amazonas] e negociar."
A disputa entre os fabricantes de televisores daquela região começou em 2003, quando o governo do Amazonas fez uma alteração na lei de incentivo fiscal que obrigava as empresas a um pagamento maior de ICMS caso fizessem novos projetos de investimento. LG e Cineral não aderiram à mudança e continuaram com isenção de mais de 85% de ICMS até 2013.
Os demais fabricantes (Philips, Semp Toshiba, Gradiente e Samsung), que aderiram à nova lei, têm isenção de 55% até 2023 quando termina a ZFM.
Os empresários reclamaram que perderam competitividade porque a LG teria aproveitado o benefício fiscal para "jogar nos preços dos produtos", causando concorrência desleal. A Philips ameaçou transferir a fábrica da ZFM para outra região. Em abril, o governo do Amazonas anunciou que elevaria por decreto o ICMS devido pela LG.
"Se compararmos, ano a ano, os benefícios dados a LG e Philips, dá uma diferença de 30 milhões. Estou feliz com a atitude do governo de rever os benefícios usados de forma não-ética no mercado", diz Zottolo.
"Com os incentivos recebidos, os preços [da LG] chegavam a ser 12% a 15% menores que os do mercado. Ou passavam os benefícios para os preços ou usavam em mídia. O gasto da LG em comunicação nos últimos dois anos foi maior do que qualquer outra empresa."
A venda de TVs chegou a 10,85 milhões em 2006, diz a Eletros (fabricantes). No setor, que não divulgou dados por empresa, fala-se que, até 2006, a Philips liderava a venda de TVs (tubos). No primeiro trimestre deste ano, a LG teria assumido a ponta, com 28%, seguida por Semp Toshiba e Philips, com 20% cada uma. No mercado de plasma e LCD, a LG teria 41%. Samsung e Philips teriam 20% cada uma.


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