São Paulo, terça-feira, 29 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTES

Na Itália, Dilma vai discutir trem-bala para ligar SP a Rio

DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, vai se reunir nesta semana com representantes do Banco Internacional Europeu e com empresários na Itália para tratar do projeto de construção de um trem-bala que ligará São Paulo ao Rio.
Conforme o Ministério dos Transportes, responsável pelos estudos de viabilidade da obra, a ministra aproveitará viagem oficial para conhecer mais detalhes do projeto. O trem custará cerca de R$ 9 bilhões e levará sete anos para ser concluído.
Na semana passada, Dilma se reuniu com empresários italianos interessados em investir no trem de alta velocidade. No fim de abril, o TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou o projeto executivo da obra e autorizou a publicação do edital de concessão. Segundo a Pasta, a expectativa é publicar o edital em agosto e iniciar as obras no ano que vem.
O assunto vem sendo discutido no governo há um ano e meio e ganhou força como opção ao transporte aéreo após o apagão no setor. Alem do grupo italiano, empresários brasileiros, japoneses e sul-coreanos estariam interessados no projeto. O trem poderá levar 855 passageiros em 1h25 min. Serão 403 km de trilhos, com expectativa de uma partida a cada 15 min.


Texto Anterior: Espírito Santo: Justiça proíbe taxa de marinha na ilha de Vitória
Próximo Texto: Petróleo: Estrangeiras descumprem acordo, diz Petroecuador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.