São Paulo, sábado, 29 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentina escolhe padrão igual ao brasileiro para TV

Sistema digital já foi escolhido por Peru; outros países da América Latina também estudam opção

DA REDAÇÃO

O governo argentino confirmou oficialmente ontem que adotará o modelo nipo-brasileiro de televisão digital, durante reunião da Unasul (União de Nações Sul Americanas), em Bariloche. Assim, a Argentina é o terceiro país da América do Sul a adotar o sistema -o Peru também já anunciou que escolheu o padrão.
O evento em que foi oficializado o acordo contou com as presenças dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Cristina Kirchner e de ministros dos dois países, além de representantes do governo japonês.
A agência oficial de notícias do governo argentino afirmou que o adoção do sistema de TV digital usado pelo Brasil "reafirma a intenção de ambos os países de trabalharem juntos para que a região siga crescendo econômica e socialmente".
O acordo, que já foi publicado no "Diário Oficial" do país, reverte uma decisão de 1998 do governo argentino, que previa a adoção do sistema norte-americano de televisão digital.
A adoção do padrão pelos países vizinhos é importante para a indústria brasileira, já que amplia o mercado que pode ser conquistado com a venda de aparelhos. No início deste mês, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou que está na fase final de negociações com Brasil e Japão para a aquisição do sistema de TV digital. Equador e Chile já disseram que estudam utilizar o modelo nipo-brasileiro de televisão digital.


Texto Anterior: Governo prepara plano nacional para banda larga
Próximo Texto: Laboratório quer que BNDES apoie compras no exterior
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.