UOL


São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maggi proíbe plantio em Mato Grosso

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS), disse que o plantio de soja transgênica permanece proibido no Estado, o maior produtor do grão no país, com uma safra estimada em 15 milhões de toneladas para 2003/ 2004. A proibição será informada pelo governo aos agricultores.
Maggi afirmou, segundo sua assessoria, que os produtores interpretaram de forma errada a medida provisória que liberou o plantio da soja transgênica e a comercialização até dezembro de 2004.
Segundo a assessoria do governo, Maggi considera que "o plantio e a comercialização são apenas para os produtores que já estavam preparados e inscritos para isso". Na avaliação do governador, "não é o caso de nenhum produtor de Mato Grosso".
O Instituto de Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso esperava receber ontem informação do governo do Paraná sobre os 14 caminhões, carregados com soja transgênica, que foram proibidos de seguir viagem para Ponta Grossa (PR) na quinta-feira passada.
A carga, segundo a Empresa Paranaense de Classificação de Produtos de Origem Vegetal, pertence à Adubos Viana, de Primavera do Leste (MT). Se a informação for confirmada, será uma evidência de que existe plantio ilegal de soja transgênica em Mato Grosso.
Procurada pela Agência Folha, a empresa não se manifestou.
(HUDSON CORRÊA)


Texto Anterior: Rio Grande do Sul se coloca como opção
Próximo Texto: Marina Silva ganha com novo projeto
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.