São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Islândia volta atrás e eleva juros em seis pontos

DA REDAÇÃO

Em uma tentativa de atrair novamente os investidores para o país, o banco central da Islândia reverteu a sua política de juros e elevou a taxa em seis pontos percentuais, para 18%. Há duas semanas, o órgão tinha cortado a taxa de juros em 3,5 pontos percentuais.
Segundo o presidente do BC islandês, David Oddsson, o aumento dos juros faz parte do acordo assinado na semana passada com o FMI (Fundo Monetário Internacional), em que o organismo internacional concedeu empréstimo de US$ 2,1 bilhões. O governo disse que precisa de mais US$ 4 bilhões.
Com o aumento dos juros, o governo quer tornar mais interessante para o investidor estrangeiro colocar seu dinheiro no sistema financeiro islandês, que entrou em colapso depois da estatização dos três principais bancos do país. A moeda local já perdeu mais da metade do seu valor neste ano -além disso, existe o temor de que a inflação continuará subindo.


Com o "New York Times"


Texto Anterior: Argentina manda fundo tirar dinheiro do Brasil
Próximo Texto: Vaivém das commodities
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.