São Paulo, sexta-feira, 30 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REVIRAVOLTA

Presidente do BC diz que analistas precisam "refazer a lição de casa"

Meirelles manda mercado reler a ata

EDUARDO CUCOLO
FOLHA ONLINE

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, mandou ontem à noite o mercado financeiro reler a ata do Copom (Comitê de Política Monetária). Ele afirmou que os analistas financeiros precisam "refazer sua lição de casa" antes de "fazer suas apostas".
As declarações de Meirelles aconteceram após o fechamento do mercado financeiro, que viveu um dia conturbado, com queda na Bolsa de Valores, alta nos juros futuros e no dólar e disparada do risco-país. A avaliação é que o relatório do BC havia sido excessivamente pessimista.
Meirelles afirmou que a ata do Copom de janeiro é auto-explicativa e que analisa, de forma detalhada, "riscos e obstáculos" ao crescimento previsto da economia -o governo estima que a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) será de 3,5% neste ano.
"Não vou comentar o que já está suficientemente claro. Surpresas de decisão demandam a maturidade de analisar o erro da aposta e refazer sua lição de casa", disse.
Para a defender a ata, Meirelles citou o filósofo italiano Norberto Bobbio, morto no último dia 9. "Deveria o cidadão entender antes de julgar, e julgar antes de criticar. Processos de transferência de culpa são de pouca utilidade."
Sobre o significado da decisão do BC de interromper "temporariamente" a queda dos juros, o presidente do BC disse, laconicamente, que cabe à autoridade monetária ter "paciência e memória" sobre a trajetória de inflação.
Disse ainda que o Brasil está preparado para enfrentar as oscilações do mercado de títulos da dívida e uma eventual mudança no cenário internacional, como o aumento de juros nos EUA.
O presidente do BC mostrou tranqüilidade ao comentar o estresse do mercado financeiro e a indicação do Federal Reserve, o BC dos EUA, de aumentar os juros. "O mercado sempre faz a sua avaliação da maneira que acha mais conveniente", disse.


Texto Anterior: Bolsas caem pelo mundo, e dólar tem alta
Próximo Texto: Temor de volta da inflação levou BC a manter os juros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.