São Paulo, sexta-feira, 30 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Ano do café
O ano passado foi dedicado ao café na Bolsa de Mercadorias & Futuros. Com a internacionalização da Bolsa, a intenção era trazer negócios das Bolsas de Londres e de Nova York para a Bolsa paulista. Os resultados do ano mostraram que a BM&F teve êxito.

Ano da soja
Manoel Félix Cintra Neto, da BM&F, disse que 2004 será o ano da soja, produto cuja liderança mundial na produção o país caminha a passos largos para assumir. A Bolsa quer aumentar os negócios no mercado futuro. Essa busca de mais negociações com soja já reflete na concorrente CBOT, que virá ao Brasil para propor contrato conjunto com a BM&F.

A abertura virá
O mercado japonês só será aberto à carne brasileira em um ano, segundo um experiente corretor paulista do setor. Os japoneses ainda não se conscientizaram de que o país está totalmente livre da febre aftosa nas principais regiões produtoras de carne, acrescenta.

A parte que nos cabe
Esse corretor avalia que a ocorrência do primeiro caso de vaca louca nos Estados Unidos vai deixar pelo menos 5% das exportações dos norte-americanos para os brasileiros. Isso só deve ocorrer, no entanto, em cinco meses porque o Brasil precisa promover negociações e manter uma presença contínua nesses mercados.

Perda de competitividade
Os norte-americanos vão ter de mudar parte do sistema de alimentação do gado. Haverá elevação de custo, e a carne dos EUA ficará ainda menos competitiva em relação à do Brasil.

Medidas de apoio
O Conselho Monetário Nacional aprovou ontem a prorrogação das dívidas dos cafeicultores e dos produtores de álcool e manteve os mesmos preços mínimos de R$ 157 por saca de café arábica e de R$ 89 pelo robusta da safra 2003/ 2004.

Prorrogação de empréstimos
Os créditos para custeio e para colheita e estocagem da safra 2002/3 serão prorrogados por 12 meses, mas o cafeicultor paga 10% em até 150 dias. Também foram prorrogados por 18 meses os empréstimos para estocagem (safras 2000/1 e 2001/2), colheita (2001/2) e conversão de custeio para estocagem da safra 2001/2. O produtor deve pagar 30% no prazo de até 60 dias.

Armazenamento de álcool
O CMN prorrogou, por mais um ano, as dívidas que venciam em janeiro e fevereiro na região centro-sul. As parcelas de março e abril não foram analisadas.

Clima favorável
As boas condições climáticas na Europa poderão elevar a produção de trigo da União Européia para 127 milhões de toneladas. Esse aumento garantirá uma safra mundial superior a 600 milhões de toneladas em 2004, acima dos 554 milhões de 2003, segundo o Instituto Internacional de Trigo.

Alimentação e inflação
Os alimentos subiram 1,57% neste mês, segundo o IGP-M. Janeiro tradicionalmente é período de alta nesses preços, principalmente devido a "in natura" e arroz.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Contribuição de bebida pode aumentar 50%
Próximo Texto: Leite derramado: Governo não descarta intervir na Parmalat
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.