São Paulo, sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enviada de Obama critica empresários

DO ENVIADO ESPECIAL A DAVOS

O mundo de Davos aguardava com a maior expectativa a mensagem que a nova administração norte-americana expressaria pela voz de Valeria Jarrett, sua assessora especial, na qual diz ter cega confiança.
A maior parte do público, formada por executivos, não pode ter gostado da parte da mensagem em que Jarrett, em nome de Barack Obama, diz que a crise atual é o resultado de "uma era de profunda irresponsabilidade, tanto do governo como dos homens de negócio, nos Estados Unidos e no mundo".
Anunciou, em decorrência, uma nova era, em que, como é óbvio, a palavra responsabilidade figura no topo das prioridades, com "transparência, prestação de contas e supervisão".
Jarrett é amiga da família Obama desde os tempos de Chicago, cidade a respeito da qual desfiou um canto de amor.
Essa amizade ajuda a entender por que a mensagem de ontem a Davos tenha sido "obamista" do princípio ao fim. Ou seja, repleta de conceitos ricos, mas abstratos, como a insistência na palavra "esperança", que o presidente também usou na posse.
"O presidente Barack Obama fala tanto em esperança porque acredita que a esperança vai resolver os problemas do século 21."
O segundo vocábulo mais presente no léxico de Jarrett/Obama é "global". Tanto crise econômica como mudança climática seriam problemas globais para os quais se exige, como é óbvio, uma solução global, afirmou.
Como se ainda precisasse demonstrar que a era do unilateralismo do presidente republicano George Walker Bush faz parte do passado, Jarrett afirmou que o novo governo norte-americano "escutará a todos, mesmo e especialmente aqueles dos quais discordamos". (CR)


Texto Anterior: Fórum Econômico Mundial: Davos troca Adam Smith por Freud
Próximo Texto: Crédito para empresa com dívida externa sai na próxima semana, afirma Meirelles
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.