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AGROFOLHA
BELEZA À VENDA
Setor faturou US$ 13 milhões em 2001, e programa do governo quer chegar a US$ 80 milhões em 2004
Exportação de flores e plantas cresce 43%
CÍNTIA CARDOSO
DA REPORTAGEM LOCAL
O faturamento na exportação
de flores e plantas ornamentais
brasileiras aumentou 43% em
reais entre 2000 e 2001.
Em dólar, o aumento foi de
11,5%, indo de US$ 11,9 milhões
em 2000 para US$ 13 milhões
(aproximadamente R$ 30 milhões) em 2001.
Para o próximo Dias das Mães,
que representa 10% do faturamento anual, há expectativa de
crescimento de 20%. Em 2001, a
atividade, no ano todo, incluindo
mercado interno e externo, movimentou R$ 96 milhões.
O valor é pequeno quando
comparado aos US$ 23,96 bilhões
(R$ 56 bilhões) movimentados
pelas exportações agrícolas brasileiras no ano passado.
Porém, segundo o presidente
do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), Sérgio Pupo, o
aumento das exportações significa um passo importante rumo à
maior inserção das flores e plantas ornamentais brasileiras no
mercado internacional.
De olho no mercado externo,
que movimenta US$ 6,7 bilhões
anualmente, o Programa Brasileiro de Flores Ornamentais (Florabrasilis), criado em março de 2001
pela Agência de Promoção de Exportações (Apex), em conjunto
com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), tem objetivos
ambiciosos. A meta é elevar o patamar das exportações para US$
80 milhões (cerca de R$ 188 milhões) em 2004.
Para atingir esses objetivos, o
Florabrasilis promove ações de
marketing no exterior e incentiva
a capacitação dos floricultores.
Segundo dados do Ibraflor, entre os principais itens exportados,
destacam-se rosas, flores tropicais como orquídeas e bromélias,
e mudas, sobretudo as de crisântemo. Segundo especialistas, as
folhagens brasileiras têm boa
aceitação no mercado internacional.
Tango
Considerado secundário na
composição de arranjos florais, o
solidalgo, também conhecido como tango, passa a ser um dos destaques no segmento de hortaliças ornamentais.
Segundo dados do Veiling Holambra, cooperativa que detém
30% da venda de flores no país, a
produção do tango cresceu 300%
em 2001 em relação a 2000.
A expansão das exportações da
planta é motivada, principalmente, pela facilidade da produção comercial do tango. Em três meses,
já está pronto para ser colhido.
A resistência também é outro
atrativo. O tango pode ser embalado em plásticos sem, contudo,
perder as características originais.
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