São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 2002

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Produtor deve se preparar mais, diz entidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar do otimismo do setor com as possibilidades de expansão, a exportação de itens da floricultura brasileira esbarra em pelo menos dois obstáculos ao seu crescimento: a baixa profissionalização de grande parte dos produtores rurais e as dificuldades logísticas.
Segundo estimativas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), dos 4.000 floricultores brasileiros, aproximadamente 1.500 estariam qualificados para exportar seus produtos.
Para o presidente do Ibraflor, Sérgio Pupo, não é preciso apenas aumentar o número de exportadores. Segundo ele, criar a cultura da exportação é primordial. "O produtor não pode abandonar os clientes conquistados no mercado externo quando o mercado interno cresce", afirma.
Outra preocupação do presidente do instituto partilhada por especialistas na área diz respeito às exigências do mercado internacional.
Grande parte dos produtores não está familiarizada com as regras de controle fitossanitário e de embalagem exigidas pelos importadores.
Para superar essas dificuldades, o Programa Brasileiro de Flores Ornamentais (Florabrasilis) realiza semestralmente cursos intensivos de capacitação profissional dirigidos aos floricultores.
Durante o curso, os alunos podem se familiarizar com as tendências de mercado, planejamento e técnicas de produção, colheita, pós-colheita e comercialização. Os cursos têm carga horária de 40 horas.
O programa também incentiva a formação de associações de produtores para otimizar lucros e criar marcas. Com isso, os pequenos floricultores terão mais oportunidades.
No tocante às estratégias de logística, para especialistas do setor a situação requer maior atenção.
Para eles, grande parte dos aeroportos brasileiros ainda não oferece a infra-estrutura necessária para a armazenagem e o transporte das flores.

SAIBA MAIS - Ibraflor: telefone (19) 3746-1664



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