São Paulo, quarta-feira, 30 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTENDA

Hidrelétricas gastaram "poupança"

DA REPORTAGEM LOCAL

A capacidade de geração das usinas hidrelétricas depende da água estocada em seus reservatórios. As represas são uma espécie de poupança de energia para o futuro: elas guardam a água que é usada usada para mover as turbinas quando a época de chuvas termina e para enfrentar períodos prolongados de seca.
Com poucos investimentos em novas usinas e com o crescimento do consumo de energia elétrica, a água dos reservatórios começou a ser usada para atender a elevação do consumo. Resultado: agora que o sistema tem que enfrentar um ano de forte estiagem, os reservatórios não têm água para gerar energia suficiente.
Desde 1997, os níveis dos reservatórios caem ano após ano no Nordeste. Em 1997, os reservatórios entraram no período de seca -que começa no mês de abril- com 97% de sua capacidade. Em 1999, o índice chegou a 57% no mesmo mês. Este ano, também em abril, eles tinham apenas 36% de sua capacidade.


Texto Anterior: Salto no escuro: Norte raciona para tirar Nordeste do apagão
Próximo Texto: Contrapé: Crise atropela empresa que cresce
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.