São Paulo, quarta-feira, 30 de maio de 2001

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SALTO NO ESCURO

Atendimento cresceu 30%, diz empresa, que estuda criar posto móvel em trailer

Procura maior gera confusão em posto

Jorge Araújo/Folha Imagem
Consumidores esperam em posto da Bandeirante de Guarulhos


CLAUDIA ROLLI
DA REDAÇÃO

O aumento das dúvidas sobre o racionamento e a busca por informações gerou confusão ontem no único posto de atendimento da Bandeirante Energia na região central de Guarulhos. A distribuidora já estuda instalar um trailer em bairros mais afastados para descentralizar o serviço e dar conta da procura, que aumentou, segundo a empresa, em cerca de 30%.
A confusão começou por volta das 14h, quando cerca de cem pessoas aguardavam por atendimento -na fila de espera fora da agência havia aproximadamente 40 clientes; dentro do posto, 60.
"Cheguei às 12h10, minha senha está marcando 12h24, são 14h15 e ainda não fui atendida", disse Vera Lúcia de Oliveira, que foi ao posto pedir revisão de sua conta de luz de abril. A conta marcava gasto de 322 kWh e o valor, R$ 80,91. "Estou preocupada com o racionamento e quero pedir que verifiquem o consumo." Outros três clientes mostraram à Folha senhas que marcavam horários e tempo de espera semelhantes.
O coordenador do Procon de Guarulhos, Reginaldo Sena, disse que a Bandeirante recebeu um auto de infração e terá de pagar multa por não apresentar condições adequadas de atendimento. A multa pode variar de 200 Ufirs (R$ 212,82) a 3 milhões de Ufirs (R$ 3,19 milhões).
"A empresa não tinha instalações adequadas, os funcionários estavam sem identificação e o posto é o único ponto de atendimento em uma cidade com 1,2 milhão de habitantes", disse Sena. De acordo com o Procon, a infração está baseada na resolução 456 da Aneel, que estabelece regras para o relacionamento entre clientes e concessionárias.
Mauro Taddeo, gerente da regional Alto do Tietê, informou que o tempo de espera aumentou porque, desde o anúncio do plano de racionamento, o atendimento cresceu 30% - a média era de 400 a 500 por dia. "Foram casos isolados. Temos um sistema que registrou que o tempo médio de espera foi de 43 minutos. Além do mais estamos em uma situação de crise de energia."


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