UOL


São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRABALHO

Queda nas vendas leva empresas do vice José Alencar a demitir no RN

Coteminas dispensa 200 em Natal

PAULO FRANCISCO
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM NATAL

O grupo Coteminas, de propriedade da família do vice-presidente da República, José Alencar, demitiu na semana passada cerca de 200 trabalhadores das suas unidades têxtil e de confecções de Macaíba e São Gonçalo do Amarante, na região da Grande Natal (RN).
De acordo com os sindicatos dos trabalhadores dos setores têxtil e de confecções, as justificativas para as demissões foram a queda do dólar, a retração das vendas e a reestruturação interna.
De acordo com João Lima, diretor da Coteminas no Estado, as demissões fazem parte do programa de rotatividade de empregados da empresa.
Ele disse que mais informações deveriam ser obtidas com a presidência do grupo. A reportagem entrou em contato com o escritório em São Paulo, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
No Rio Grande do Norte, a Coteminas está instalada há 18 anos e possui duas unidades. Ambas tinham cerca de 4.200 empregados antes das 200 demissões.
A unidade têxtil, em São Gonçalo do Amarante, foi a primeira a ser instalada. A de confecções, em Macaíba, foi instalada há dois anos com o apoio do Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial), do governo do Estado, na gestão de Garibaldi Alves Filho (PMDB), que prevê até 96 meses para pagar o ICMS.

Demitido
Um dos 200 demitidos, Miguel Ângelo Fernandes Trindade, 30, era supervisor de produção da unidade de confecções de Macaíba. Recebia cerca de R$ 1.000 mensais. Ele é casado e tem uma filha de seis anos.
Trindade disse que vai dar encaminhamento ao seu pedido de seguro-desemprego nesta semana. Enquanto estiver à procura de trabalho, vai ajudar o pai, dono de um restaurante em Natal.


Texto Anterior: Empresas: Lei de Falências deve ir a votação hoje
Próximo Texto: Luís Nassif: A autocrítica que não foi feita
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.