São Paulo, domingo, 30 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartório resiste a reduzir preços dos registros

DA REDAÇÃO

Cartórios de registro de imóveis, principalmente os de menor porte, resistem a abaixar os preços do registro de propriedade para o Minha Casa, Minha Vida ou a oferecer o serviço gratuitamente em alguns casos, como determina lei federal.
No interior de São Paulo, registradores já conseguiram decisões judiciais suspendendo os descontos. Segundo a Anoreg-SP (associação que representa os cartórios no Estado), são os casos de Mirassol, Araraquara e São José dos Campos.
A Folha apurou que outras cidades já entraram com ações fazendo a mesma solicitação.
Patrícia Ferraz, presidente da Anoreg-SP, diz que há desinformação sobre a situação dos cartórios e que pequenos registradores, principalmente no interior, não têm condições financeiras de estender a gratuidade. Ela diz que, em São Paulo, os cartórios já reduzem os preços ou isentam taxas em alguns serviços e que a generalização prevista agora pelo governo federal é equivocada.
Ferraz cita estudo da consultoria Tendências, encomendado pela associação, que afirma que os descontos para imóveis do programa federal comprometem a viabilidade financeira da maioria dos cartórios.


Texto Anterior: Só um terço dos imóveis fica em nome de mulheres
Próximo Texto: Entrevista Nizan Guanaes: "É preciso ter um desocupado na empresa"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.