São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MONTADORAS

Toyota aumenta vantagem de vendas em relação à GM

DA BLOOMBERG

Prestes a pôr fim a seus 77 anos como a maior montadora mundial, a americana General Motors caiu ainda mais em relação à japonesa Toyota em vendas mundiais no terceiro trimestre, com a retração da demanda nos Estados Unidos e na Europa.
As remessas de veículos caíram 11%, para 2,11 milhões de unidades, disse a GM. Isso empurrou o total de nove meses da montadora para 6,66 milhões de veículos, comparativamente aos 7,05 milhões da Toyota.
Com a vantagem da Toyota atualmente de quase 400.000 veículos, os resultados diminuíram ainda mais as chances de a GM manter a primeira colocação, que conservou por uma vantagem de 3.000 veículos em 2007. O principal executivo da montadora, Rick Wagoner, disse que vale à pena disputar o título em vendas.
As montadoras foram assoladas neste ano pelo que poderá se revelar como o pior mercado dos EUA desde 1993, primeiramente devido à alta dos preços dos combustíveis, que reduziu as vendas de caminhonetes, e depois devido à crise mundial do crédito, que vedou o acesso aos empréstimos. A GM e a Toyota reduziram sua produção e ofereceram incentivos como financiamentos sem juros.
Nos EUA, as vendas da GM despencaram 21% no último trimestre, para 823.431 veículos, enquanto as da Toyota recuaram 18%, para 553.217, segundo a Autodata.


Texto Anterior: Usiminas tem bons resultados, mas vê "incertezas" para 2009
Próximo Texto: Índice de confiança da indústria despenca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.