São Paulo, sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@grupofolha.com.br

NEGÓCIOS DA ARÁBIA
Embarcou ontem para a Arábia Saudita e Emirados Árabes o vice-presidente de agronegócio do Banco do Brasil, Luís Carlos Guedes Pinto. Na pauta, colocar o BB à disposição de investidores da região interessados em agronegócio no Brasil.

SEM TERRA
Guedes vai mostrar aos árabes que os investimentos não necessitam ser feitos em compra de terra -ação dificultada pela legislação brasileira-, mas na estruturação de operações específicas, que podem ser geridas pelo Banco do Brasil.

NOVOS FUNDOS
Uma das sugestões que o ex-ministro da Agricultura vai sugerir é a aplicação em fundos específicos para o agronegócio. Estão na lista, ainda, investimento em CPRs e outras operações garantidas pelo BB.

GARANTIA DE PRODUTO
As propostas do Banco do Brasil, que tem escritório em Dubai, não serão apenas de investimentos, mas também de garantia de produto para os árabes, uma vez que a região é bastante dependente da importação de alimentos.

AINDA EM QUEDA
A arroba de carne voltou a cair ontem no mercado paulista. Os melhores negócios recuaram para R$ 77, segundo o Instituto FNP. Já a pesquisa da Folha indica R$ 76.

ACIMA DA EXPECTATIVA
A cana-de-açúcar plantada em algumas áreas do cerrado poderá ter produtividade semelhante à das regiões de lavouras tradicionais, aponta pesquisa da Embrapa Cerrados. Os resultados obtidos no primeiro ciclo da cana ultrapassaram as expectativas, com produtividade superior a cem toneladas por hectare.

PRODUTIVIDADE MAIOR
A produção argentina de trigo deverá ser de 7,75 milhões de toneladas na safra 2009/10, segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires. A Bolsa eleva a projeção de produção porque reavaliou a produtividade em algumas regiões produtoras.

AINDA ABAIXO
Apesar dessa reavaliação de safra, a produção do país vizinho ainda é uma das menores das últimas décadas. Em 2007/8, os argentinos produziram 17 milhões de toneladas. Em 2008/9 foram 8,4 milhões.

LEILÃO DE TRIGO
O primeiro leilão de trigo da Conab para apoiar a comercialização da safra 2009/10, realizado ontem, terminou com negociações de 132 mil toneladas, de um total ofertado de 160 mil.

EXPECTATIVA BOA
Estão previstos 12 leilões, que podem garantir negociações de até 1,5 milhão de toneladas, um bom volume segundo a Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná).


Texto Anterior: Sob efeito dos EUA, Bolsa se recupera e sobe 5,91%
Próximo Texto: Endividada, velha Varig deve parar amanhã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.