São Paulo, sábado, 31 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA investigam se há fraude em negociações de petróleo

DA BLOOMBERG

A CFTC (Comissão Reguladora de Negociações com Contratos Futuros de Commodities dos EUA) está investigando as negociações de petróleo bruto norte-americano para verificar se a disparada dos preços para níveis recordes é produto de manipulação ou fraude.
A comissão vem investigando o transporte, a armazenagem e as transações de petróleo bruto nos EUA desde dezembro, segundo afirmou em comunicado. A sindicância inclui os contratos futuros de petróleo, que dispararam até 40% neste ano, chegando a valer mais de US$ 130 o barril.
"A comissão está tomando a medida extraordinária de informar a ocorrência dessa investigação devido às atuais condições sem precedentes do mercado", disse Walt Lukken, presidente em exercício da CFTC, no comunicado. O órgão regulador, que normalmente realiza investigações de natureza confidencial, não revelou o prazo para o fim da sindicância. A CFTC não citou nominalmente quaisquer empresas e disse que os detalhes da investigação serão sigilosos.
O aumento da cotação do produto, que bateu vários recordes, levou alguns analistas e a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), cartel responsável por 40% da produção mundial, a afirmarem que o mercado estaria sendo conduzido pela prática especulativa, e não pela relação entre oferta e demanda de petróleo.


Texto Anterior: Petrobras encomendará 12 sondas no exterior
Próximo Texto: Bolsa avança 6,96% em maio e lidera aplicações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.