São Paulo, sábado, 31 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inverno rigoroso aumenta despesas da população

DE GENEBRA

O "timing" dos alertas de diferentes entidades europeias sobre o crescimento da pobreza não é por acaso. Em dezembro começa o inverno no continente, quando as temperaturas caem muitas vezes abaixo de zero e as contas domésticas sobem devido ao aumento dos custos de eletricidade e de óleo de calefação, já altos.
A situação, segundo a Cruz Vermelha, é especialmente grave no leste e no norte europeus, onde o número de pessoas vulneráveis é maior, a capacidade do governo de absorver a demanda, menor, e as temperaturas, mais baixas.
Mathew Varghese, da Cruz Vermelha, recorda de uma vez quando a ONU o enviou para fazer uma avaliação na Geórgia. "Eles estavam vivendo em boas casas. Quando você olha para a África, eles vivem em casas feitas de folhas. Se você olha para os georgianos, eles estavam todos vestidos de preto, agasalhados. Na África, eles têm poucas roupas", diz. "Mas, quando você olha para quanto a pessoa precisa gastar com roupas de inverno, a casa e o restante, o que sobra é menos do que sobra para uma família africana."
Varghese diz que, além do sofrimento físico -e do risco de morte-, há a questão psicológica. "Você precisa de aquecimento. Você vive em apartamentos, não dá para recolher gravetos para a fogueira numa cidade. A dor psicológica que isso cria é pior, pois você se sente excluído da sociedade", diz. "O aspecto cultural e a exclusão fazem você ficar vulnerável."
A Cruz Vermelha, que afirma que em 75% de suas unidades nacionais na Europa registraram aumento de demanda com a crise, está preocupada com a ação dos governos durante um inverno sob a crise -o primeiro com os mercados de trabalho já debilitados. "Há um sistema de proteção social aqui melhor do que o de outros países. Mas o que acontece quando o sistema não foi preparado para uma crise econômica ampla?" (LC)


Texto Anterior: Crise no bloco corta 5 milhões de empregos
Próximo Texto: Consumo e confiança caem nos EUA e afetam Bolsas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.