UOL


São Paulo, quarta-feira, 31 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juros devem cair mais lentamente

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O diretor de Política Econômica do BC, Afonso Bevilaqua, disse ontem que a queda dos juros esperada para 2004 deverá ser feita com "parcimônia", sinalizando que os cortes na taxa Selic não devem ser tão agressivos quanto os ocorridos nos últimos meses.
Essa indicação já havia sido dada na ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC), ocorrida há duas semanas. O documento dizia que os cortes na taxa Selic deveriam ser feitos "de forma parcimoniosa".
Para justificar essa "parcimônia", o BC cita as dúvidas que ainda existem sobre os efeitos que os recentes cortes nos juros têm sobre a inflação e o crescimento econômico. Com isso, ficaria mais difícil saber se a recente queda na taxa Selic já foi sentida por completo pela economia ou se quedas adicionais serão necessárias para assegurar a recuperação do nível de atividade.
As dúvidas referentes à recuperação da economia dos EUA e as incertezas sobre o comportamento das tarifas públicas ao longo de 2004 também justificariam, segundo o BC, uma maior cautela.


Texto Anterior: Queda do risco é recorde no ano
Próximo Texto: Opinião Econômica - Maria Augusta Feldman: As agências reguladoras e o contrato de gestão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.