São Paulo, domingo, 03 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOAS IDÉIAS

ONG especializa-se em inclusão de deficientes

Para beneficiada, entidade mostra que deficiência "não é desculpa para que as pessoas se escondam"

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Hoje, Kathiuscia de Souza, 21, deficiente auditiva, trabalha em um escritório de advocacia. Ajuda nas rotinas administrativas, lidando com emissão, distribuição, organização e registro de documentos da empresa. Diz ser uma pessoa independente, segura e determinada.
A situação, contudo, nem sempre foi assim. "Antes, eu era insegura e não saía de casa."
A transformação veio depois que Souza conheceu a Avape (Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais). Lá, recebeu orientações a respeito do mercado de trabalho e foi capacitada para as funções que hoje exerce. "Mudou completamente a minha vida", diz.
Para Souza, a entidade ajudou-a a perceber que, apesar da sua limitação auditiva, poderia ser uma profissional produtiva.
"Eles me fizeram enxergar que a deficiência não é desculpa para as pessoas se esconderem do mundo", comenta.
Por meio de atendimentos clínicos e cursos de capacitação, a Avape cuida da formação de pessoas com deficiência, "para que tenham dignidade e possam exercer sua cidadania", segundo Sylvia Cury, 50, presidente-executiva da associação.
A Avape cuida também de inserção no mercado de trabalho. Encaminha os atendidos para empresas dispostas a recebê-los ou os contrata e depois administra o serviço prestado por eles em instituições parceiras.
A entidade atua também com deficientes mentais que não conseguem ser competitivos no mercado de trabalho.
Segundo Cury, nessas situações, a Avape faz uma colocação seletiva -ou seja, encaminha-os para desempenhar funções específicas para as quais são considerados aptos. (DB)


NA INTERNET -
www.avape.org.br



Texto Anterior: Sociólogo articula com os três setores para beneficiar jovens
Próximo Texto: Curso visa a qualificar com técnica e cultura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.