São Paulo, domingo, 05 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supere a troca infeliz de emprego

FLORA CONSENTINO
free-lance para a Folha

Se você mudou de emprego e vive dizendo "eu era feliz e não sabia", não se desespere. Não são raros os casos de profissionais que acabam se decepcionando ao aceitar uma proposta de trabalho aparentemente tentadora.
Em certos casos, a escolha errada pode ser fruto de uma atitude impulsiva ou da insatisfação no atual emprego. Mas, em outros, a decepção surge mesmo que o profissional tenha feito uma escolha pensada e repensada.
Caso conclua que o novo trabalho ou a nova empresa não era tudo aquilo que imaginava, saiba que voltar para o antigo emprego não é impossível, desde que seja visto como um bom profissional e tenha deixado as portas abertas.
Segundo a consultora Ana Maria Cadavez, da KPMG, o mercado não encara esse comportamento de forma tão negativa.
Por isso recomenda nunca falar mal da antiga empresa. "Aproveite o contato com ex-colegas para falar aos poucos de seu descontentamento. Não peça direto a vaga de volta. Evite também ficar sempre chorando as mágoas."

Racionalmente
Mas as opiniões divergem entre os consultores. Thomas Case, do Grupo Catho, afirma que a estabilidade conta pontos no currículo e que o profissional que mudou de trabalho e se arrependeu "tem por obrigação" fazer com que o novo emprego dê certo.
"Esqueça o antigo e faça de tudo para permanecer e ter sucesso porque outra mudança vai custar muito em sua carreira", afirma.
Marcelo Mariaca, da Mariaca & Associates, concorda: "Em cargos de confiança, o retorno é impossível. Antes de trocar de emprego, o candidato deve investigar a empresa para não se arrepender".
Sandra Moreira, da Manager Assessoria em Recursos Humanos, orienta: "Por pior que seja a experiência no novo emprego, o profissional deve dar um tempo. Nunca deve pedir demissão e ir para o mercado sozinho. Agir racionalmente é a melhor saída."


Texto Anterior: Imagem da companhia é chamariz
Próximo Texto: Grama verde do vizinho: Volta ao "lar" traz vantagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.