São Paulo, Domingo, 07 de Fevereiro de 1999
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Empresas valorizam bons palestrantes

LIGIA BRASLAUSKAS
da Reportagem Local

Apresentar um seminário na empresa nem sempre é uma tarefa fácil. Além de talento comunicativo, o "multiplicador" (profissional encarregado de repassar aos outros funcionários o que aprendeu em cursos e palestras) tem de saber digerir a informação e adaptá-la à realidade da empresa.
Segundo Thomas Case, 61, presidente do Grupo Catho -empresa especializada em recrutamento, seleção e treinamento de executivos-, um profissional desse tipo não se cria da noite para o dia.
"É importante que o candidato a "multiplicador" goste de falar em público e saiba fazê-lo com clareza, além de ser organizado", diz.
Na opinião de Case, o conhecimento que o funcionário adquire em cursos e palestras deve se tornar propriedade da empresa e ser difundido entre os outros profissionais de forma clara e objetiva.
"Isso é uma tendência. Cada vez mais as empresas estão apostando em talentos internos para esse tipo de atividade", explica.

Domínio
Segundo Ronaldo Gusmão, 42, diretor-executivo do Ietec (Instituto de Educação Tecnológica), em Minas Gerais, para conseguir uma boa apresentação, o profissional deve transformar a informação em conhecimento.
"Se ele não tiver absorvido o assunto em forma de conhecimento, pode cometer gafes e fazer uma palestra baseada em "achismo"."
Segundo ele, há algumas dicas que podem ajudar o profissional na hora de elaborar a palestra para os colegas de outros setores.
Usar dados reais da empresa, como índices de faturamento ou produção, são boas formas para manter a atenção do público.
Outra maneira é usar recursos visuais, como slides e transparências (folha de material transparente utilizada para projeção em retroprojetor). "Quem está assistindo sempre acaba memorizando alguma coisa que foi lida", diz.
Tornar-se palestrante é uma boa maneira de atrair a atenção da chefia para as habilidades pessoais. Nem sempre é preciso esperar que a empresa ofereça o treinamento.
Segundo Gusmão, profissionais que possuem conhecimentos específicos sobre assuntos que possam interessar à empresa devem tornar essa informação conhecida.
"Muitas vezes, a pessoa que a empresa pretende treinar já está pronta e atuando no dia-a-dia", explica. Ele lembra que, para ser identificado como um palestrante, é importante que o funcionário faça propaganda de seus conhecimentos e habilidades.
"É assim que ele poderá se "vender" para a empresa", diz.


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