|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
SUA CARREIRA
Empresas valorizam bons palestrantes
LIGIA BRASLAUSKAS
da Reportagem Local
Apresentar um seminário na empresa nem sempre é uma tarefa fácil. Além de talento comunicativo,
o "multiplicador" (profissional encarregado de repassar aos outros
funcionários o que aprendeu em
cursos e palestras) tem de saber digerir a informação e adaptá-la à
realidade da empresa.
Segundo Thomas Case, 61, presidente do Grupo Catho -empresa
especializada em recrutamento,
seleção e treinamento de executivos-, um profissional desse tipo
não se cria da noite para o dia.
"É importante que o candidato a
"multiplicador" goste de falar em
público e saiba fazê-lo com clareza,
além de ser organizado", diz.
Na opinião de Case, o conhecimento que o funcionário adquire
em cursos e palestras deve se tornar propriedade da empresa e ser
difundido entre os outros profissionais de forma clara e objetiva.
"Isso é uma tendência. Cada vez
mais as empresas estão apostando
em talentos internos para esse tipo
de atividade", explica.
Domínio
Segundo Ronaldo Gusmão, 42,
diretor-executivo do Ietec (Instituto de Educação Tecnológica), em
Minas Gerais, para conseguir uma
boa apresentação, o profissional
deve transformar a informação em
conhecimento.
"Se ele não tiver absorvido o assunto em forma de conhecimento,
pode cometer gafes e fazer uma palestra baseada em "achismo"."
Segundo ele, há algumas dicas
que podem ajudar o profissional
na hora de elaborar a palestra para
os colegas de outros setores.
Usar dados reais da empresa, como índices de faturamento ou produção, são boas formas para manter a atenção do público.
Outra maneira é usar recursos visuais, como slides e transparências
(folha de material transparente
utilizada para projeção em retroprojetor). "Quem está assistindo
sempre acaba memorizando alguma coisa que foi lida", diz.
Tornar-se palestrante é uma boa
maneira de atrair a atenção da chefia para as habilidades pessoais.
Nem sempre é preciso esperar que
a empresa ofereça o treinamento.
Segundo Gusmão, profissionais
que possuem conhecimentos específicos sobre assuntos que possam
interessar à empresa devem tornar
essa informação conhecida.
"Muitas vezes, a pessoa que a
empresa pretende treinar já está
pronta e atuando no dia-a-dia",
explica. Ele lembra que, para ser
identificado como um palestrante,
é importante que o funcionário faça propaganda de seus conhecimentos e habilidades.
"É assim que ele poderá se "vender" para a empresa", diz.
Texto Anterior: Embaixada é "ganha-pão" de adolescente Próximo Texto: Curso de diretor vira produto Índice
|