São Paulo, domingo, 09 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ações incluem rapel e aula de samba

DA REDAÇÃO

A criatividade vai longe quando o assunto é propor atividades diferenciadas de treinamento aos profissionais. As empresas têm radicalizado. Além de colocar engravatados para fazer rapel, por exemplo, há quem proponha até desfile de escola de samba.
Essa foi a tarefa para os funcionários da agência de viagens Carlson Wagonlit Travel. Em um treinamento no mês passado, um grupo foi levado à quadra da escola de samba Rosas de Ouro com o propósito de montar um desfile de Carnaval, desde as alegorias e o samba-enredo até a apresentação.
A intenção era fazer uma analogia entre o trabalho da escola e seu único momento de "brilho", o desfile. "Nossa preocupação foi enorme. Pensamos que a equipe poderia não entender o objetivo e que tudo poderia dar errado. Pouco antes de começar, até considerei o andamento inadequado, mas acabou dando certo", lembra Gregorio Polaino, 35, diretor-executivo de RH e tecnologia.
Como os funcionários só foram avisados momentos antes de chegar à escola, o susto foi inevitável. "Sinceramente achei que não daria certo, que eu ia dar vexame. É algo muito diferente do que estamos acostumados", diz Siderley Santos, 27, supervisor de atendimento, que ficou na bateria.
No caso de Débora Regina Rodrigues Conceição, 28, coordenadora de desenvolvimento organizacional da Panamco, o medo não foi o de passar vexame, mas o de altura mesmo. Levada a um treinamento "outdoor", a atividade era a verticália (percurso por cima de copas de árvores). "Cumpri só a primeira parte da tarefa. Não pude ir além, era o meu limite."
Segundo Valdenice Sanchez, 31, diretora da Simbolicah, que organiza treinamentos, esse tipo de atitude tem de ser encarado naturalmente. "Mas é uma exceção. É importante que os participantes saibam que as tarefas são instrumentos de aprendizado. Sozinhas não têm sentido corporativo."


Texto Anterior: Dá Ibope?: Equipes estranham atividades incomuns
Próximo Texto: Benefício inovador nem sempre emplaca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.