São Paulo, domingo, 09 de junho de 2002

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Limitar horário é opção para não provocar dilema

DA REDAÇÃO

Uma maneira de dar aos funcionários benefícios ligados à qualidade de vida, mas sem correr o risco de deixá-los em dúvida sobre se devem ou não usar o recurso durante o expediente é estabelecer horários fixos. O Grupo Pão de Açúcar seguiu essa estratégia.
Há academia e clube de treinamento voltado para o atletismo, por exemplo, mas o funcionário só pode utilizá-los fora de seu expediente.
"Para evitar problemas, montamos aulas antes do início do trabalho, durante o almoço e após a jornada", afirma Mônica Regina Peralta, 33, coordenadora-técnica do Pão de Açúcar Clube.
"Até pensamos em liberar o acesso, mas certamente teríamos desperdício de luzes, equipamentos e instrutores em horários de menor utilização. Nossa proposta é outra: criar uma rotina de um horário de repouso na vida do colaborador, assim como o de trabalho", defende Peralta.
Na Merck Sharp & Dohme, a academia também tem horários restritos, mas a massagem acontece no meio do expediente. "Fazemos um controle para saber se a estrutura está sendo utilizada devidamente. Como a massagem tem de ser previamente marcada, também há uma ordem a ser obedecida", diz Rosimarilane Yonamine, gerente de recursos humanos.

Coragem
Mas a decisão de usar a estrutura de lazer da empresa em horário diferente do profissional pode partir do empregado.
A coordenadora de atendimento ao cliente da Johnson & Johnson, Ana Claudia Schiavon Sanchez, 27, poderia usar a academia de ginástica da empresa em qualquer horário do dia. "Mas não tenho coragem. Não é uma atividade esporádica. O aluno tem de comparecer com frequência, e eu não conseguiria simplesmente parar o trabalho e ir para a academia."
Sanchez preferiu marcar suas aulas antes do expediente. Já para o shiatsu, ela não tem problemas. "Como as sessões são a cada 15 dias, não é constante. Vou durante a tarde numa boa. Às vezes, até marco com alguns colegas e vamos juntos", conta.


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