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São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2003

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BENEFÍCIOS

CONSULTÓRIO

Clínicas com diferentes especialidades médicas, UTIs e ambulâncias, exames de laboratório e tratamentos odontológicos básicos são alguns dos diferenciais já concedidos por companhias de grande porte

Empresas mantêm a saúde em dia

Fernando Moraes/Folha Imagem
A farmacêutica Pfizer mantém ginecologista de plantão


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Em vez de se limitar à oferta de planos de saúde, já banalizada nas grandes empresas, trazer médicos para dentro do trabalho. Essa foi a solução encontrada pelas corporações que queriam se diferenciar no quesito auxílio-saúde: manter clínicas completas à disposição dos empregados.
Além de simpática, a medida evita perdas com afastamentos por motivo de doenças e ajuda a manter regular a produtividade da equipe de colaboradores.
Exemplo é a montadora DaimlerChrysler, cujo ambulatório abriga cerca de 25 médicos de 13 especialidades diferentes.
"Temos ainda UTI móvel, para qualquer tipo de emergência", completa o médico Ivanil Freitas, 59, gerente do departamento.
No meio da estrutura metálica que compõe a sede da indústria farmacêutica Pfizer, em São Paulo, está o pequeno consultório interno de ginecologia. Com uma vantagem em relação a consultórios normais: lá, quem se consulta sai com medicamento em mãos.
"Nossa rotina é de exames preventivos e de distribuição de remédios. Já tivemos também algumas emergências, como uma funcionária que sangrou no primeiro trimestre de gravidez, mas conseguimos segurar o bebê", diz a ginecologista Lina Perrucci, 45.
Além das clínicas, outro serviço valorizado é o de exames laboratoriais. Para o analista de sistemas Luiz de Medeiros, 43, ter os funcionários do laboratório Elkis e Furlanetto dentro da Ericsson, onde trabalha, é "uma bênção". "Faço prevenção de diabetes e preciso de exames a cada dois meses. Antes era uma dor de cabeça, eu perdia o dia todo", lembra.

Sorriso em ordem
Algumas firmas cuidam também dos dentes dos profissionais.
Há empresas que montam consultório na própria sede, como fez o hotel Gran Meliá WTC São Paulo. "Fazemos restaurações, canais e limpezas. Os funcionários chegam nervosos, mas se tranquilizam logo. Há pacientes que roncam na cadeira", diz a dentista da Dentalcorp Tânia Garcia, 32.
Além de atendimentos na sede há também consultórios itinerantes. A construtora Gafisa monta salas de atendimento dentário próximas às obras. Todos podem usá-las, de engenheiros a assistentes de pedreiro. O motoboy Francisco Lodécio, 34, que trabalha há dez anos para a construtora, aprova o serviço. "Sem o consultório seria difícil manter os dentes em ordem." (ANDREA MIRAMONTES)


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