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Questionário é usado para medir objetivos como meta de vendas
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
No ano passado, os 22 mil
empregados da Volkswagen
responderam ao questionário
de engajamento da Gallup (veja
as questões no quadro ao lado).
"A conexão entre indicadores de desempenho, como o de
vendas, e engajamento é clara",
diz Josef-Fidelis Senn, vice-presidente de recursos humanos da Volkswagen.
Para aprimorar o desempenho, a empresa inseriu no "balanced scorecard" (sistema para reportar e monitorar resultados em todos os níveis da organização) os números de engajamento dos funcionários.
Entre os problemas identificados, conta Senn, estava o de
uma fábrica que precisava de
melhores equipamentos.
"Identificamos e resolvemos,
melhorando os números. Tivemos um aumento de cerca de
7% no engajamento", diz.
Entre as estratégias da empresa para manter o espírito
produtivo em alta estão prêmios e eventos sociais. São programas de reconhecimento financeiros e não-financeiros.
Os remunerados são prêmios
para os que geram ideias para a
empresa. Entre os eventos sociais estão, por exemplo, encontros matinais com os executivos da companhia.
Para Senn, trata-se de um ciclo virtuoso. "Empresas no topo têm mais chances de terem
empregados no topo e assim se
manterem nessa posição."
José Carlos Dias Araújo, supervisor da área que produz peças, acredita que a cultura de
"celebração" é um dos fortes da
companhia. "Faz parte da rotina, assim como as reuniões diárias, semanais e mensais."
(AL)
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