São Paulo, domingo, 15 de março de 2009

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Questionário é usado para medir objetivos como meta de vendas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No ano passado, os 22 mil empregados da Volkswagen responderam ao questionário de engajamento da Gallup (veja as questões no quadro ao lado).
"A conexão entre indicadores de desempenho, como o de vendas, e engajamento é clara", diz Josef-Fidelis Senn, vice-presidente de recursos humanos da Volkswagen.
Para aprimorar o desempenho, a empresa inseriu no "balanced scorecard" (sistema para reportar e monitorar resultados em todos os níveis da organização) os números de engajamento dos funcionários.
Entre os problemas identificados, conta Senn, estava o de uma fábrica que precisava de melhores equipamentos. "Identificamos e resolvemos, melhorando os números. Tivemos um aumento de cerca de 7% no engajamento", diz.
Entre as estratégias da empresa para manter o espírito produtivo em alta estão prêmios e eventos sociais. São programas de reconhecimento financeiros e não-financeiros.
Os remunerados são prêmios para os que geram ideias para a empresa. Entre os eventos sociais estão, por exemplo, encontros matinais com os executivos da companhia.
Para Senn, trata-se de um ciclo virtuoso. "Empresas no topo têm mais chances de terem empregados no topo e assim se manterem nessa posição."
José Carlos Dias Araújo, supervisor da área que produz peças, acredita que a cultura de "celebração" é um dos fortes da companhia. "Faz parte da rotina, assim como as reuniões diárias, semanais e mensais." (AL)


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