São Paulo, domingo, 16 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA PRÁTICA

Folha acompanha estréia de funcionária

Aceitação da equipe gera insegurança

Fernando Moraes/Folha Imagem
Andréa de Oliveira chegou com uma hora de antecedência


FREE-LANCE PARA A FOLHA

Embora o horário combinado fosse 9h, Andréa de Oliveira, 32, já estava na recepção da fábrica de papel Santher às 7h50. "Estou com tudo arrumado desde ontem e saí mais cedo para me garantir. Prefiro esperar do que atrasar", justifica. Ela foi contratada para comandar a reestruturação da central de atendimento ao cliente. "É uma grande responsabilidade, estou bastante ansiosa."
Antes de começar, Oliveira revelou algumas expectativas. "As pessoas representam a parte mais delicada desse processo de integração. Meu trabalho provocará mudanças, e o que me preocupa é encontrar resistência por parte da equipe."
Às 9h30, ela foi recebida por Manoel Rocha, 33, analista de RH, que a levou para conhecer a empresa e os colegas. Naturalmente, ocorreram contratempos, como o fato de ela ainda não ter mesa própria. "Já compramos novos móveis e estamos apenas aguardando a entrega", explicou Rocha.
A agenda também sofreu alterações. Estava na pauta uma visita à fábrica e a apresentação em telão de informações sobre a empresa. "Está ocorrendo uma manutenção nas máquinas e não será possível levá-la. E, como o telão está sendo usado por outro setor, faremos a apresentação no computador."
A grande preocupação da coordenadora -a empatia com a equipe- só poderá ser resolvida no dia-a-dia, mas, se depender da recepção da assistente Elaine Cristina Leite, 35, subordinada de Oliveira, o trabalho fluirá muito bem. "A experiência dela vai melhorar nosso desempenho. Será uma troca, e espero poder ensinar e aprender", disse a funcionária.
Ela confessa que também estava bastante apreensiva para conhecer a nova chefe. "O fato de ter um novo membro na equipe traz uma certa ansiedade, mas eu acredito no meu trabalho e penso positivamente."


Texto Anterior: Sobreviva ao primeiro dia: Estréia no trabalho pede economia de opiniões
Próximo Texto: Sobreviva ao primeiro dia: Trote visa à integração, mas pode gerar desforra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.