São Paulo, domingo, 17 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaga pode esconder 'surpresa'

free-lance para a Folha

O estudante que está à procura de estágio precisa ser cuidadoso ao escolher onde vai atuar porque, em alguns casos, o trabalho nem sempre abrange sua área de formação.
Esse é o caso de Fernanda Costa Toso, 22, estudante de propaganda e marketing. Ela conta que, nas duas vezes em que foi chamada, os anúncios solicitavam estudantes de comunicação social.
No primeiro estágio, atuou na área comercial de uma transportadora. No atual, em uma empresa prestadora de serviços, lida com levantamento de estoque de veículos em lojas. "Alguns se dão bem, mas eu não tive muita sorte."
O estudante Odair Rodrigues dos Santos Júnior, 30, optou por trabalhar logo quando começou a frequentar o curso de linguística na USP (Universidade de São Paulo).
Segundo o estudante, que vinha de outra cidade e morava no alojamento da universidade, foi importante buscar uma remuneração atuando em um horário flexível.
Foi pensando nisso que conseguiu dois estágios na própria universidade: um na biblioteca de oceanografia e outro na de matemática. Mas ele diz que as duas experiências não contaram muito para o seu currículo acadêmico. "Apesar disso, procurei aproveitar ao máximo essa fase."

Dilema
Já a bióloga Juliana Martins Soares, 26, fez estágio em sua área, mas acha complicado arranjar um emprego para pôr em prática tudo o que aprendeu. Ela trabalhou dois anos na Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e participou de projetos de pesquisa.
Com o final do contrato, há dois meses, a ex-estagiária ainda sonha com um concurso público ou uma eventual contratação em parques ou organizações não-governamentais. "Não descarto a possibilidade de dar aulas até lá", afirma.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.