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São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 2003

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Companhias irão promover eventos para associar suas marcas aos 450 anos

Patrocínio de empresas vai agitar as comemorações

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para os marqueteiros de plantão, boas idéias usando como pano de fundo os festejos dos 450 anos não poderão faltar. No próximo ano, muitas empresas devem aproveitar o gancho da festa para patrocinar eventos e obras e, de quebra, promover suas marcas. "O aniversário é um grande apelo de marketing para as companhias", diz Celso Marcondes, presidente do Anhembi.
A quase um mês do aniversário, contudo, produtoras de eventos ainda buscam recursos para que seus projetos saiam do papel. Por isso as contratações para janeiro ainda não atingiram o ápice, o que deve acontecer com a proximidade das festas.
"Os 450 anos chamam a atenção. Há um mercado de eventos e feiras com forte contratação de free-lancers", afirma José Victor Oliva, 49, diretor-geral do Banco de Eventos, empresa de marketing promocional. Ele prevê que, em razão dos 450 anos e da temporada de verão, a firma opere em sua "capacidade máxima" de janeiro a março, com a convocação de até 200 colaboradores de seu banco de free-lancers.
A música será a protagonista dos eventos comemorativos no mês de aniversário. Trabalho à vista para técnicos de palco e de som e produtores.
Shows de forte apelo popular devem tomar as ruas paulistanas sobretudo em 24 e 25 de janeiro. O cantor Roberto Carlos é um dos destaques a se apresentar na praça Campo de Bagatelle.
Na esquina das avenidas Ipiranga e São João, Caetano Veloso destilará seu repertório na véspera do aniversário, às 22h. Nesse show gratuito, não faltará "Sampa", que imortalizou a esquina.
Rita Lee e convidados, entre os quais a cantora Maria Rita, encerrarão em 25 de janeiro a "Parada dos 450 anos", que transformará uma das pistas da avenida 23 de maio em um verdadeiro campo de entretenimento, com direito a cinema e até mesmo ioga.
As artes plásticas também ganharam espaço no calendário. De 28 de janeiro a 2 de maio, 125 obras de Pablo Picasso serão expostas na Oca do parque Ibirapuera. A mostra, que já contratou 110 temporários, terá ingressos a R$ 10.
Os paulistanos ainda poderão conhecer os trabalhos de Anita Malfatti (janeiro) e Antonio Gaudí (setembro), além de visitar a 26ª Bienal de Artes de São Paulo (de 25/9 a 19/12).
Para Luciana de Oliveira, consultora da Adecco (agência de recursos humanos), as áreas de promoções e de eventos, que englobam feiras, exposições e shows, são as que oferecerão mais oportunidades de trabalho. "Todos os eventos que fogem do calendário tradicional demandam mão-de-obra temporária", garante Paulo Belleza, diretor-geral da consultoria Gelre.
Grande demanda de mão-de-obra para limpeza e vigilância é garantida. Tais contratações costumam ficar a cargo de firmas terceirizadas. Recepcionistas, garçons e manobristas também serão exigidos. Para chegar às vagas, uma dica é cadastrar o currículo em sites de empresas de RH. (SBR)


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