São Paulo, domingo, 24 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo curso é alternativa ao MBA

DA REPORTAGEM LOCAL

Para a pós-graduação, profissionais contam ainda com uma opção de peso: o MBA (Master in Business Administration). No entanto, o formato do curso disseminou-se tanto nos últimos anos que chegou a pôr em xeque a qualidade de alguns programas.
Essas especializações não são avaliadas pela Capes por não se tratar de formações stricto sensu, como é o mestrado profissional.
Diferentemente do acadêmico, o mestrado profissional foi estruturado para flexibilizar horários e ver o aluno como parte integrante do mercado de trabalho. E, ao contrário dos MBAs, essa pós-graduação pode ser cursada de graça em universidades públicas.
Para Renato Janine Ribeiro, diretor da Capes, seria "muito bom" se candidatos a um MBA migrassem para mestrado.
Não à toa, 60% dos mestrados profissionais da área de administração são oferecidos por universidades privadas -a média para as outras áreas é de 39%.
Para quem está em dúvida entre um e outro, o diretor acadêmico do Ibmec-SP, Marcelo Moura, dá a dica. "Se o profissional está em uma carreira que tem muitos dados e quer dedicar-se a uma formação mais aprofundada e teórica, é melhor procurar um mestrado profissional", recomenda. Mas, segundo Moura, quem estiver em busca de conhecimento prático, com aplicação imediata no trabalho, deve escolher a especialização, como o MBA. (AR)


Texto Anterior: Curso prioriza desempenho longe da lousa
Próximo Texto: Mestrado para profissional: Assim como nos MBAs, escolha requer precaução
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.